segunda-feira, 16 de maio de 2011

REFLETINDO COM PAULO FREIRE

   NO momento em que estou preparando o plano de trabalho para a nossa segunda Aula Passeio,mais uma vez busquei refletir sobre a minha prática pedagógica,através dos ensina
mentos de Paulo Freire.
Com muita propriedade o mestre (2011) nos diz que:
-Uma das tarefas essências da escola, como centro de produção sistemática de conheci
mento,é trabalhar críticamente a inteligilibili
dade das coisas e dos fatos e a sua comuni
cabilidade.É imprescendível portanto que a
escola instigue constantemente a curiosidade
do educando em vez de "amaciá-la" ou "domesticá-la".É preciso mostrar ao educando
que o uso ingênuo da curiosidade altera a sua
capacidade de achar  obstaculiza a exatidão do achado.É preciso por outro lado e, sobretu
do,que o educando vá assumindo o papel de
sujeito da produção de sua inteligência do mundo e não apenas o de recebedor da que
lhe seja transferida pelo professor(Freire,2006).
 Neste contexto é de sua importância que todos os alunos(as),assumam gradativamente a condução deste processo,respeitando as individualidades e o tempo de cada um.
Entendemos que, todos são competentes para
iniciar uma caminhada que os preparem para o futuro bem próximo,o segundo seguimento
do ensino fundamental.Com esta proposta de 
trabalho pedagógico, percorreremos uma meto
dologia transdisciplinar.
Com toda certeza a proposta é desenvolvida com muita leveza e respeitabilidade a faixa etá
ria da meninada.
 O texto acima foi extraído do livro Pedagogia
da Autonomia,editora Paz Terra.
                      Adelia Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário